sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Levanta a Saia, La Vem a Maré


Movimento Feminino de Capoeira no Sul da Bahia é exemplo de expressão e resistência da cultura popular

Por Anna Karenina_annakdeoliveira@gmail.com


Praticada por muitos e ainda discriminada por alguns, a capoeira integra o patrimônio cultural brasileiro e, principalmente, baiano. A participação das mulheres nas rodas de capoeira, um dia, já foi tímida. Mas atualmente capoeiristas mulheres, de alguns grupos de Ilhéus e região, tomaram a iniciativa de formar o movimento feminino, dando vida ao “Levanta a Saia La Vem a Maré”, no final do ano passado, como meio de reunir as mulheres praticantes da capoeira e fomentar a arte.

Na Praça do Teatro Municipal, lá estavam elas reunidas, tocando berimbau, atabaque e pandeiro, dentro de uma bonita roda de capoeira regional, animadas entoavam as ladainhas, entre elas, as que rememoram o passado da resistência africana à escravidão. Com muita ginga no pé e samba de roda, o 1º Encontro do Movimento Feminino de Capoeira foi realizado em 20 de novembro de 2011. Dia que marca a Consciência Negra e representa a morte e resistência de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que teve a cabeça cortada e exposta em Recife, no ano de 1695.

Esta é uma legítima manifestação cultural, com mais de trinta integrantes que acontece todo mês, e que já se expandiu de Ilhéus para municípios como Itabuna e Uruçuca, tendo encontros já realizados no presente ano. “Criamos o movimento para que a capoeira possa ser conhecida por mais mulheres, visando o estímulo da sua prática, conhecimento e valorização dessa cultura, que é raiz de nossas origens”, explica uma das representantes do movimento, a Contra Mestre de Capoeira do Grupo Nação Zumbi, Vânia Coruja.

O movimento tem se organizado e se fortalecido cada vez mais. Esse é um bom exemplo para demonstrar de como elas tem ocupado os espaços na sociedade e manifestado o legado da cultura pela mulher como agente social de transformação. Levanta a saia, lá vem a maré!


Nenhum comentário:

Postar um comentário