sexta-feira, 8 de junho de 2012

A hora é agora


Grandes empresas começam a se instalar em Ilhéus e o empresariado é incentivado por  especialistas a investir em suas empresas e serviços, a fim de se fortalecer e não se enfraquecer no mercado

Há décadas Ilhéus e região tem buscado restabelecer sua economia após a decadente crise da vassoura de bruxa, que acabou por dizimar toneladas de cacau mata adentro. O antigo porto, a natural sobrevivência do turismo e o pólo de informática, embora tenham ascendido expectativas aos ilheenses, não foram suficientes para alavancar com força uma economia que até então, via-se estagnada. Porém, um clima de transformação paira sobre Ilhéus. O aquecimento imobiliário associado à chegada de multinacionais sinalizam novos ares para a cidade.
As instalações de grandes redes como a Carrefour, Makro e Lojas Americanas traduzem Ilhéus como um terreno favorável de consumidores potenciais. Não é à toa que o município está situado entre as 300 cidades mais dinâmicas do Brasil, na 90ª colocação. De acordo com entrevista, o economista Gilvan Tavares explica que se trata de um momento atrativo de bons negócios, “é um verdadeiro campo aberto para o empreendedorismo. É necessário que o empresariado acorde para as inúmeras situações de negócios que estão surgindo, e vão surgir mais”, explica.
Segundo o Secretário de Planejamento, Comércio e Indústria, Alisson Mendonça, “nossa expectativa é que Ilhéus seja um atrativo permanente de novas empresas”. Ele acredita que a geração direta de emprego e renda será decisiva no aquecimento da economia.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo Oliveira, “as empresas vindo de fora trazem um grande benefício para a nossa cidade”, mas frisa, “para a maioria isso será uma boa oportunidade, para outros ameaça”. Ele diz que o empresariado da região precisa se antecipar frente à concorrência que vem de fora, e defende a união das empresas e investimentos para o fortalecimento de seus negócios. “Os empresários têm que planejar, olhar para o futuro, enxergar cada vez mais longe. Não adianta criticar o governo, criticar Ilhéus... As empresas da região que se atualizam, que investem em marketing, analisam seus funcionários, dominam seus negócios, estão muito bem. Mas vejo que falta isso em alguns profissionais. A empresa que não investe é como o profissional que não investe em si, está parado”. Oliveira reforça que se o investimento e planejamento das empresas forem feitos com antecedência, é possível mapear a área de atuação e se proteger, “agora, se eu faço isso na hora que chega a concorrência, com certeza ela vai vir muito mais forte e poderosa do que uma empresa local”, destacou.

Economia hoje. E do turismo, que será?

O pólo de informática representa hoje 60% do PIB (produto interno bruto) municipal. As indústrias do cacau também têm forte representatividade, dando retorno positivo à economia do município. O setor imobiliário já mostra seu crescimento e o comércio é a grande fonte geradora de empregos. O potencial do turismo, por sua vez, ainda não deslanchou como poderia, deixando muito a desejar na prestação de serviços. Porém, é uma das áreas que apresenta grande chance de desenvolvimento. “Se o turismo em Ilhéus já sobrevive naturalmente, imagine se isso começar a ser planejado. Vai ser realmente uma cidade muito mais dinâmica”, afirma Oliveira. Já Tavares pontua que com o atrativo de bons negócios, associado à geografia e a qualidade de vida da região, Ilhéus se situa numa posição privilegiada para um grande potencial turístico.

Quem não é visto, não é lembrado

“Uma organização hoje tem que funcionar como uma orquestra: são vários especialistas, mas alguém tem que ficar coordenando o negócio, isso é gestão”, é o que defende o administrador de empresas, especialista em Marketing e Recursos Humanos, Newton Aranha. Para ele, o Marketing é uma ferramenta essencial dentro de uma empresa, para que ela possa principalmente encontrar seu público alvo: o cliente. “Quem não é visto, não é lembrado. Uma empresa que não divulga seu produto, quem vai saber que ela está lá? Só tem um jeito de ser lembrado: é você aparecer, ‘eu estou aqui’”, explica. Ele afirma que a grande função do Marketing é fazer com que o cliente perceba no produto oferecido, a qualidade que ele quer encontrar.
“Não existe uma organização sem comunicação interna e externa. A comunicação é a premissa básica da manutenção de qualquer organização. Por isso, eu tenho que comunicar os atributos de minha empresa e produtos. Devo satisfazer o cliente, de modo que não deixe espaço para dúvidas”, diz.
Segundo Aranha, criar um conceito bem elaborado, com uma idéia positiva da empresa deve ser o grande esforço. Partindo-se da premissa de que não é o cliente que vai até a empresa, é a empresa que vai até o cliente, conhecê-lo é fundamental para encontrá-lo através dos meios de comunicação que ele mais utiliza. “A sua melhor estratégia, é: quem é o seu cliente? A comunicação é o básico”, defende.
Na visão de Aranha, o terceiro setor precisa se movimentar para criar mais oportunidades e aquecer os negócios em Ilhéus. E o Marketing é uma ferramenta ideal nesse processo.  “O que uma empresa tem é a marca, é o que elas querem defender, o que elas têm de forte”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário